terça-feira, 12 de maio de 2009

Rindo...falando besteiras....lavando a alma.....


Todos sabem que faço parte de comunidades virtuais de pacientes e parentes de pacientes de câncer. Já falei disso outras vezes. São duas comunidades muito atuantes. Somos muito solidários e amigos. Na comunidade de parentes, fiz tantas amizades, que sinto que poderia estar com essas pessoas, dado ao nível de intimidade que conseguimos... Os temas são quase sempre muito sérios, mas também falamos sobre as boas notícias. Mas em geral os temas por motivos óbvios são sérios e dolorosos. Falamos dos nossos medos e dores, ansiedades e tratamentos...enfim, assuntos que essa doença maluca provoca.


Tudo corria normalmente na comunidade de pacientes de quimioterapia. Todos lá fazem quimio, ou já fizeram ou tem parentes fazendo (que é o meu caso), os assuntos normais eram discutidos, até que algo de novo aconteceu. Algo inesperado e sem grandes pretensões, uma proposta simples de um João que tecla lá da Itália, que criou e nos convidou a fazer parte um chat para conversarmos em tempo real. Uma idéia simples, muito simples...., mas eis que um fenômeno aconteceu e é sobre isso que quero falar hoje!


Todos devem ter assistido ao filme Patch Adams, a história de um médico que acredita que rir é um bom remédio, que falar coisas leves e engraçadas ajudaria no tratamento das pessoas. Patch Adams revolucionou o olhar sobre o paciente e sobre os hospitais. Ele simplesmente tratava dos pacientes, mas também os fazia rir!


Isso é o que está acontecendo nesse chat. Rimos, falamos muita , mas muita besteira mesmo....falamos sobre comida o tempo todo e sobre os homens.....rimos tanto que desligamos o computador mais leves. Hoje estavamos avaliando com um olhar internacional qual nacionalidade de homens que preferimos: árabes, japoneses, italianos......rsrsrsrsrsrsr.....negros, louros....tem sempre uma que quer um namorado...e grita: Eu quero!....sempre alguém falando algo muito engraçado e completamente desprovido de racionalidade e de objetivos...só besteirol!! besteirol da melhor qualidade! Homens e comidas são os assuntos preferidos!


Penso que precisamos aprender a rir de nós mesmos e sinto como isso nos faz bem... rir é um remédio importante, principalmente no universo de dor e angustia, de medos e ansiedades, de enjôos e tratamentos dolorosos.... Isso não é uma fuga. Isso é uma necessidade lúdica. Uma necessidade que vem das nossas crianças que ainda vivem dentro de nós. Criança que mantem a chama acesa da esperança e da alegria. Essa criança interna pode nos render e nem que seja por alguns instantes, ela pode nos lembrar que estamos vivos e que a vida vibra dentro de nós!


Obrigada minha amigas e amigos por todas as gargalhadas que voces tem me proporcionado.


Beijos


Ludmila
P.s. Foto leve e saltitante no Taj Mahal na Índia!

2 comentários:

  1. Luud, mto bom o post floor, vamos rir mesmo....confesso que me sinto bem melhor, com o chat, pois nunk estamos sozinho, sempre tem alguem onn..hauehauh bjos flor, fik com Deus

    ResponderExcluir
  2. LUD
    Dei boas risadas!!! Grande ideia do nosso amigo João!! Bjs Marcinha(candidata a vaga)rsrsrsrrsrsrsrsr

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!