segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O QUE VOCE PENSA/SENTE AO VER ESSA FOTO?

O que voce pensa e/ou sente ao olhar essa foto?
Que pensamentos ou lembranças são mobilizadas?
Que memórias são evocadas?
ou.... o que ela representa pra voce? Como voce a descreveria?
Consegue pensar em uma metáfora diante dela?

Visitando um álbum de uma viagem que fiz em 2008 a Alemanha encontrei essa foto que tirei no zoológico de Koln. Lembrei exatamente da sensação que tive ao ver essa cena e que me levou a tirar essa foto. O contraste entre a delicadeza e fragilidade da criança e a força do animal me chamaram atenção e me me fez refletir sobre a nossa alma, sobre as forças opostas que coexistem dentro de nós.

Vou escrever sobre isso a partir das respostas que chegarem... 


11 comentários:

  1. E quem garante que o bichão não é dócil e a criança malvadinha? RS...

    ResponderExcluir
  2. Pensei na inocência da criança, na falta de medo, na integração com o mundo animal. A pricípio não li a história da foto...então para mim não havia nem grade de separação, então, pensei que os animais percebem quando o ser humano está integrado com o ambiente, o animal não ataca (se está saciado, é claro), a criança e o animal pertencem a mesma natureza e não há fisicamente sinais de rejeição, foi assim que percebi antes de ler o contexto da foto. Lembrei tb. de uma criança que caiu em uma jaula de grandes macacos e que dormiu no colo da macaca, ela tomou conta e não deixou nemhum animal se aproximar e ainda colaborou com o segurança do zoológico facilitando a devolução da criança, então, foi este o meu raciocínio.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de postar minha análise e não assinei agora faço, Nubs

    ResponderExcluir
  4. Pensei em mim e minha Mamy!! Ela toda forte imensamente poderosa toda a vida, cuidando da cria, me cuidando e eu ali frágil, no colo, olhando aquela fortaleza e de repente...Eu, frágil mas com a "potência" pra me fazer presente ao lado daquela DEUSA, a ingenuidade de me achar forte o suficiente pra "Salvar o mundo"!!! MIlhões de pensamentos, mas no momento...é isso!!! Fragilidade, fortaleza, descobertas...

    ResponderExcluir
  5. Vendo aquele animal tão forte e aprisionado me levou a pensar em quando não temos a noção da nossa força e ficamos presos a modelos mentais,preconceitos ou prisões emocionais e que apenas um vidro algo frágil nos prende a um estado de letargia e de impossibilidade e nos separa da nossa liberdade.Helena Bittencourt

    ResponderExcluir
  6. As palavras de Helena Bittencourt me tocaram e realmente em muitos casos não temos noção da nossa força e ficamos presos....O que fazer para ter conciência da nossa força e romper com estados mentais ou físicos??!! A liberdade é algo físico e ou mental?? Ana Porciuncula

    ResponderExcluir
  7. Eu tambem acho que a Helena fez uma ótima análise, gostei, bjs. Nubs

    ResponderExcluir
  8. Ai... posso ser sincera? Juro que foi isso que pensei...

    Pensei que o menino pode estar sendo criado como um grande abestalhado, por estar encolhido diante de um animal dentro de uma jaula.

    É claro para mim que esse menino está com medo.

    Isso para mim só retrata a o modo como essas crianças estão sendo criadas... com muito nhenhenhe... É o medo dos pais personificado nos seus filhos.

    ResponderExcluir
  9. Só pensei na inocência da criança, que nem imagina que o animal do outro lado seja tão perigoso!

    ResponderExcluir
  10. Pra ser sincera, fiquei tentando adivinhar que animal que era esse... mas sua analogia com o ser humano foi muito válida tb.
    Tem novis no meu cantinho; qdo puder, passa lá. Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!