segunda-feira, 20 de agosto de 2012

VENDENDO SONHOS!



Hoje soube de uma tradição linda da infância aqui da Coréia e tenho que contar para vocês.
Me contaram que as crianças vendem os sonhos ...  e que os adultos os compram.

Vou explicar.
Algo bem simples... coisa de criança, mas eu me apaixonei por essa história.

Quando uma criança tem um sonho bom e conta para os pais, tios ou mesmo avós, eles pagam algum dinheiro, coisa pouca, o dinheiro na verdade não tem a menor importância. A tradição apenas manda que eles paguem pelo sonho. 

Ao compra-lo, o adulto carrega aquela sorte, aquela energia. É como se a criança tivesse trazido de algum nível superior uma energia de boa sorte! Quando algo de bom acontece à pessoa que o comprou, eles acreditam que a energia do sonho foi responsável. 

A mesma coisa acontece com os sonhos maus. 
Uma criança que acorda assustada por conta de um pesadelo e o conta para seus pais, ou adultos próximos, esses adultos costumam comprar esses maus sonhos. Com isso, eles pretendem livrar a criança daquele medo, daquela sensação com que ela acordou. Pagam em dinheiro pelo pesadelo... a criança feliz guarda seu dinheiro e livra-se daquele mau sonho.

Minhas colegas coreanas me contaram isso. Todas tinham alguma história de infância com seus sonhos. Todas lembravam de uma situação em que venderam seus bons ou maus sonhos.  Elas ficaram encantadas e surpresas pelo meu encantamento. Não imaginavam que isso seria uma novidade para mim. Elas tentavam me explicar que o dinheiro não tinha importância, temiam que eu pensasse o contrário. Entendi perfeitamente que isso não era importante. 



Acho que entendi a magia da coisa. 
Acho que entendi o encanto dessa tradição. 

Sonhava muito quando era criança. Tinha muitos pesadelos também. Tive sonhos tão marcantes na minha infância, que lembro de muitos deles até hoje com detalhes. 

Também lembro de várias vezes acordar chorando por conta de algum pesadelo. Passava algum tempo tentado imaginar o que era aquilo e por que sonhava aquelas coisas....

Sonhos bons e sonhos maus. 
Adoraria te-los trocado por magia.


11 comentários:

  1. Que coisa bacana, adore!!!! Vou tentar começar a praticar com os meus pequenos.. Obrigada, Lud!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda...Tem dias em que preciso muito que alguém compre meus pesadelos e leve pra bem longe, deixando só a saudade limpa no meu coração!!! Vc, minha Deusa, sempre ensinando e me fazendo pensar!!! Bjssssssss - CRissjordao

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa história Lud! Eu sonho muito, até mesmo quando tiro apenas um cochilo! Tenho visões fortíssimas! Inclusive costumo anotá-los! Minha mãe faleceu dia 06 de junho de 2006, pois 08 dias depois, sonhei que ela me perguntava o que foi feito do corpo dela, e logo em seguida ela me mostrava uma cena, onde meu pai estava tendo um infarto! Eu ficava desesperada e dizia que não era possível aquilo... Pois, Lud no dia 20 de junho do mesmo ano, minha irmã por parte de pai, teve um infarto e veio a óbito! Bjs Querida,grata por tudo!

    ResponderExcluir
  4. Lud, muito interessante. A criança em todo universo para mim vejo como um novo espírito nos trazendo muita felicidade e estas energias. Muito legal saber mais um detalhe desta cultura coreana.
    Bjs
    Graça Groberio

    ResponderExcluir
  5. Lu,
    Amei!!! Muito interessante!!! Vou fazer com as meninas!!!!
    Elas nunca me contam sonho nenhum...vou tentar fazer sair alguma coisa delas!

    ResponderExcluir
  6. Lu amei muito lindo beijos amiga!!Vane

    ResponderExcluir
  7. Minha vida deve girar em torno de eternos sonhos, pois sonho muito, ate hoje, acordo no meio da noite suspirando pelo sonho que acabei de ter.... sonhos magicos, sonhos nostalgicos, sonhos indecifraveis, sonhos e mais sonhos....... acho que nao vendi nada quando crianca e agora eles todos estao acumulados dentro de mim.....rsrs
    beijos
    Didja

    ResponderExcluir
  8. Sou movida pelos meus sonhos, geralmente são bons e gostaria de trocá-los pela minha realidade!! Já pensou se tivéssemos este poder?? Seria bom demais, poderíamos antecipar nossos desejos mais profundos! Adorei seu post, sempre muito bem escrito e fundamentado!! Beijos

    ResponderExcluir

  9. MUITO BONITA ESTA FORMA COREANA DOS ADULTOS COPRAREM OS SONHOS, QUEM SABE RESOLVERIAMOS ALGUNS PROBLEMAS PSICOLOGICOS SO PELO FATO DE VENDE-LOS?

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei este texto e vou passar a pratica-lo com a minha pequena. Pois ela já acorda e comenta o que sonhou, ainda não entendemos tudo, mas dá para perceber ou captar o que, ou com quem ela sonhou.

    ResponderExcluir
  11. Lindo, Lud! De passei p os grupos de mães q faço parte! Bj grande

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!