sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ÍNDIA, UM CASO DE AMOR, OU NÃO!

vestida como uma indiana

A Índia tem algumas coisas que nos intrigam, uma delas é o balançar da cabeça que o indiano faz quando vai nos responder alguma coisa. Eles não balançam como nós, pra frente quando pretendemos dizer sim, e para os lados quando a resposta é não. Eles fazem diferente. Não sei como contar, e não tenho foto pra mostrar, na verdade teria que ser um filme. Mas é impossível não notar isso, quando aqui chegamos. Eles balançam do mesmo jeito sendo a resposta afirmativa ou negativa. É fofo e ao mesmo tempo, confuso. Adoro essa fala do corpo. É possível ver isso nos filmes, novelas e video-clips de músicas. Esse balançar típico de cabeças que ele tem, é difícil para gente. Tento fazer diante do espelho, tentando imita-los, e não consigo.

os olhos...





Outra coisa absolutamente incrível é o olhar deles. Eles falam com os olhos, e eles nos olham nos olhos. É difícil não capitular diante do olhar dos indianos. Sempre orientei as pessoas que vieram pra Índia comigo, a não olharem nos olhos dos vendedores se você não quiser comprar, porque se você olhar, você comprará. Eles conseguem isso. Dizia a mesma coisa sobre os mendigos. Se você não vai dar esmolas, não olhe nos olhos deles, porque você vai ficar com o olhar dentro da sua alma, e vai doer.  Não sei explicar melhor, mas eles tem a alma no olhar. A expressão que diz que "Os olhos são as janela da alma", cabe perfeitamente nos indianos.


a pobreza


Não tenho ilusões em relação a Índia, não penso que eles são especiais por conta da sua longa história ligada a religiosidade e por ser a casa de muitos mestres, gurus e iluminados, inclusive Buda. Penso que a Índia é um país que corre atrás de dinheiro como outro qualquer. Penso que a vida para os pobres e desvalidos é absolutamente dura aqui, e que a vida das mulheres, principalmente as pobres, não é fácil também. É possível ver como eles tratam mal o meio ambiente e como as ruas são cheias de sujeira. Sabemos também como a política indiana é recheada de casos de corrupção,a e propinas rolam em qualquer nível. Mas o fato é, apesar de tudo, eu gosto muito de estar aqui. 






a riqueza
Eu não sei o que vai acontecer com a Índia, a medida que eles abrem as portas para o ocidente. É possível ver Shopping Centers luxuosos em toda parte. É possível achar KFC, Pizza Hut, Mc Donalds, Chilli's, Burger King e similares, em qualquer parte. A imensa população da Índia tem produzido cada vez mais ricos, e esses ricos querem o que existe nos países ricos, e eles me parecem cada vez mais distantes do "indiano" que faz parte do imaginário coletivo e do meu, obviamente. O "indiano" que é humilde, religiosos, devoto, desapegado dos bens materiais, e com uma forte busca espiritual, não está em toda parte de Bangalore. Talvez "esse" indiano seja possível encontrar nas cidades pequenas, ou entre os pobres das cidades grandes. Aqui em Bangalore, principalmente nessa região de Whitefield, podemos ver muitos jovens adultos com seus crachás presos em sua roupas ocidentais, indo e vindo de seus empregos em empresas internacionais de tecnologia e comunicação.


deus dinheiro

Deusa Kali

























Independente de qualquer avanço ocidental nas terras de Sai Baba, Amma, Krishna ou Buda, esse é um país diferente e encantador para mim, mas sei que ele causa aversão a muitas pessoas que aqui estiveram. 


A Índia é um caso de amor ou de horror, sempre nos contrastes.

Um comentário:

  1. De qualquer modo a Índia é apaixonante. É bem como a Bahia, cheia de defeitos, mas depois que a gente se enamora dela, não deixa mais de amá-la.
    ANA LIÉSE

    ResponderExcluir

Sempre leio todos os comentários e gosto muito de recebê-los!